ROUPAS DE DANÇA DO VENTRE

Video de Dança do Ventre - Taheya Carioca



A dançarina de dança do ventre Taheya Carioca (Ismaïlia,1915 - Caïro,1999) dançou na maioria dos palcos árabes e recebeu vários papéis em filmes egípcios com famosas estrelas árabes e cantores-compositores Mohamed Ahdelwahab e farid Ak Atrache.

Nascida com o nome de Abla Muhammad Karim, Tahia Karioca tornou-se umas das lendas da dança oriental. Mohamed Karim - seu pai - deixou-a duas heranças: Seu amor pelas artes e seus muitos casamentos. Seu pai casou-se 7 vezes e, mais tarde, Tahena oficialmente dobrou esse número! Tahiyya estudou na escola de dança Ivanova, antes de se mudar para a rua Mohammed Ali, equivalente à Broadway em Cairo. Ela foi chamada de Carioca em conexão com o samba brasileiro, o qual ela costumava usar em suas performances no início de sua carreira quando ela dançava no cassino de Badia Massabni, durante a década de 30. Depois de se tornar fascinada por ritmos brasileiros, ela pediu ao seu derebki (baterista) Zaki para tocar algo similar em sua "tabla". Assim como Mohamed Abdelwahad fez em suas composições, Tahia introduziu ritmos latinos americanos em seu show. Assim, ela tornou-se Tahia Carioca e seu percussionista, Zaki Carioca.

A competição no cabaré da Badia era dura, especialmente contra Samia Gamal a qual também dançara lá no começo da carreira.

As performances de Carioca duravam entre 20 a 25 minutos no máximo. Mas sua fama explodiu entre 1930 e 1940 tão fortemente que até o rei do Egito, Farouk, a convidou para seu aniversário. Seu estilo era totalmente diferente de sua rival, Samia Gamal. Seu primeiro filme "La femme et le patin" propulsionando sua carreira nos filmes que começou em 1935 e terminou com mais de 120 filmes. Sem se esquecer das peças de teatro e novelas da TV.O cinema e a T V fizeram Tahia conhecida por toda a Arábia.

Tahia era uma mulher muito determinada. Era esse traço de sua personalidade que a fez fazer sucesso no difícil mundo das danças do ventre no Cairo. Mas ela também foi uma grande dançarina, sem dúvida nenhuma. Ninguém nunca se aproximou se sua estupenda virtuosidade nas brincadeiras com palavras, gestos e ironia. Ela deixou sua família em Ismaïla após uma disputa com seu pai aos 12 anos e pegou um trem para Cairo. Aos 31 anos ela se tornou uma lenda da dança oriental.

Carioca casou-se 14 vezes. Na sua lista constam atores renomados como Rushdi Abaza bem como cantores, no caso de Muharram Fuad.

Assim como Samia Gamal, ela também se casou com um americano que se converteu para o Islamismo e a levou para os EUA. O casamento não durou muito, ela sentia falta do Egito e as diferenças culturais fizeram o resto. Ela se divorciou dele e retornou ao Egito. Mais tarde ela mudou-se para o Islamismo ortodoxo. Tahia tornou-se um ídolo para os russos, americanos, alemães, ucranianos, italianos, armênios, holandeses e franceses. Todos se sentiam atraídos pela sua impar genialidade no gênero. Taheya Karyooka provou ser uma fonte de inspiração para uma nova geração de dançarinos. Tahiyyah Karioka morreu em 20 de setembro de 1999 aos 79 anos de idade de ataque cardíaco.

http://www.belly-dance.org/tahia-carioca.html

Tradução: Amira Zaib